Utilizador:
Senha:
Minutos para permanecer ligado:
Permanecer sempre ligado:

Esqueceu-se da senha?

Jul 17, 2019 - 16:41

Autor Tópico: [Tutorial]Formatar computador e instalar Windows XP  (Lida 49617 vezes)

Perry

• Global Moderator
  • TVtuganático
  • Perry TvTuga
Bem este é um pedido de tutorial....para ser eu  a fazer o proprio tutorial precisava de ter um computador melhor ou então formatar o meu... :D
Por isso andei na internet a procurar imagens para fazer o tutorial com a minha explicação...

Introdução :

Este é um processo que pode ser feito por qualquer um...não tem quaisquer problemas mesmo se a pessoa falhe....existe sempre a possiblidade de formatar outra vez....

Atenção:A formatação de um computador várias vezes , desgasta o computador e pode até mesmo danificalo....Procurem sempre usar pontos de Restauro!

1º Passo

No primeiro passo certificamo-nos que temos o Cd do Windows XP

Ligam o Computador e mal ele arranque introduzam o Cd do Windows Xp e esperam que ele o leia..onde aparecerá isto no vosso ecrãn

Carregam na tecla ENTER

2º Passo

Neste passo aparecerá uma imagem que está a fazer o setup , ou seja está a ler todo o conteudo do disco rigido.

3º Passo

Agora temos 3 opções:

Instalar o Windows   - ENTER
Reparar ou Recuperar - R
Sair do assistente - F3

Como queremos a formatação/instalar de novo o windows carregamos em ENTER

4º Passo

Este passo pode aparecer ou não... aparece esta tela a dizer se :

Esc - Formatação
R- reparar windows

Assim  carregamos ENTER

5º Passo

Atenção !
Lembrem-se que a formatação não é brincadeira a partir desta imagem perderá todos os seus dados!

Nesta Parte aparecem-nos as partições do computador.

Temos 3 opções:

ENTER -Instalar o windows
Del- Apagar partição
F3- Exit

Como queremos Formatar(Já existe um windows instalado ) então escolhemos a opção DEL para apagarmos a partição.

Agora Carregamos na tecla ENTER Para confirmar a eliminação(O windows pergunta 2 vezes)

Depois carregamos L para prosseguir a eliminação

6º Passo

Agora temos 1 única partição onde tem o espaço Total do disco....

Escolhemos instalar ai , para isso carregamos na tecla ENTER

7º Passo

Agora perguntanos o tipo de ficheiros para a instalação

NTFS (quick)
NTFS

Escolha o NTFS normal sem o quick ....sempre é melhor e eu já testei os 2 e não vi grandes diferenças ......

Carregue em ENTER para continuar

8º Passo

Agora a formatação está a decorrer...nunca retire o cd nem nada ...demora algum tempo...

9ºPasso

O computador já está formatado e pronto a instalar o windows automaticamente....

Neste processo ele irá reiniciar o computador...não faça nada deixe tudo acontecer....

10º Passo

Agora Teremos de inserir a chave do Windows original(se for preciso), e depois pede-nos para definir o horario , o nome do computador etc.....

E pronto Temos o Computador Formatado!

Fontes de imagens:

Meustutoriais.com.br
Outros(se a imagem é de algum site diga para por a fonte)

Cumps! ;)

TVTUGA FORUM

justfootball

• Visitante
Re: [Tutorial]Formatar computador e instalar Windows XP
« Responder #1 em: 14.04.2008, 00:45 »
Simplesmente 10*.
Nunca mais podem ter a desculpa de não saberem formatar um computador.
Basta ter o Windows e seguir estes passos......simplesmente esta tudo aki.
Parabens Perry.
Esta mesmo completo.

Cumps. ;)

pmosi

• Visitante
« Responder #2 em: 14.04.2008, 04:54 »
Perry é um excelente tutorial, mas explica-me uma coisa...eu tenho um HP portatil que tem  XP Media Center Edition, em ingles [a volta de 1 ano e meio], e por acaso já vinha com o programa, e tive depois que fazer de gravar 3 dvds para ficar com o mesmo gravado...

O que quero perguntar se os passos são iguais, e se no caso terei de meter o primeiro DVD que gravei do programa XP no inicio quando o pc arranca?

Outra pergunta é que o computador, ficou com uma repartição no disco que se chama Sistem Recovery, a volta de 9 gb, e se ao fazer esse recovery não será identico ao formatar? Se é diferente explica-me porque, por favor e o que aconselhas.

Abraço

TVTUGA FORUM

« Responder #2 em: 14.04.2008, 04:54 »

mrcfigo

• Visitante
« Responder #3 em: 14.04.2008, 10:19 »
excelente tutorial...parabéns ;)

Perry

• Global Moderator
  • TVtuganático
  • Perry TvTuga
« Responder #4 em: 14.04.2008, 13:45 »
Perry é um excelente tutorial, mas explica-me uma coisa...eu tenho um HP portatil que tem  XP Media Center Edition, em ingles [a volta de 1 ano e meio], e por acaso já vinha com o programa, e tive depois que fazer de gravar 3 dvds para ficar com o mesmo gravado...

Esta primeira parte se percebi tentaste gravar o windows media center e ficou em 3 DVDS??? Esta parte ta muito dificil de perceber.....

Outra pergunta é que o computador, ficou com uma repartição no disco que se chama Sistem Recovery, a volta de 9 gb, e se ao fazer esse recovery não será identico ao formatar? Se é diferente explica-me porque, por favor e o que aconselhas.

Abraço

É a mesma coisa....a Hp agora mete isso num espaço de disco que pode ir até 10 gigas....e assim não é preciso cds/dvds..... nunca apagues nada do system recovery....Com o system recovery ele volta as definições de fábrica....

Só te aconselhava a desisntalares se percebesses formatar bem.....Por isso fica com o system recovery faz a mesma coisa...

Cumps! ;)

eu_mesmo

• Jr. Member
  • **
« Responder #5 em: 14.04.2008, 17:01 »
Bom tutorial... ate me dava jeito se eu encontrasse o cd do windows que nao sei onde ta e secalhar nem veio com o pc... mas mesmo assim fico a saber.
Obrigado ;)

Bruno_a_r_d

• Global Moderator
  • Super-Hero
  • Viva a Pátria, Viva o Povo Português....
    • Bruno Gourmet
« Responder #6 em: 14.04.2008, 22:53 »
Antes de mais sou o culpado deste trabalho que dei ao perry, MUITO OBRIGADO, companheiro !
Este fim de semana já vou experimentar!

TVTUGA FORUM

« Responder #6 em: 14.04.2008, 22:53 »

amarobica

• Jr. Member
  • **
    • Poupa dinheiro ganha dinheiro
« Responder #7 em: 14.04.2008, 23:26 »
É um lapso dizer que "A formatação de um computador várias vezes , desgasta o computador e pode até mesmo danificalo...".

De resto, bom tutorial :D

Marco99

• Sr. Member
« Responder #8 em: 14.04.2008, 23:29 »
pelo que sei so faz o pc ficar ainda mais rapido. o que me disserem é que so se deve desfragmentar o disco quando na analise ao disco diz que se deve desfragmentar o disco, se disser que não nem vale a pena.
eu tenho um hp laptop e quando o quero formatar quanto o ligo clico na tecla F7 e ele faz a formatação sozinho sem cds, instala drives e tudo.

eu_mesmo

• Jr. Member
  • **
« Responder #9 em: 16.04.2008, 17:14 »
Agora fiquei com 1 pequena duvida... Eu se for ao meu disco e clicar com o direito e vou a propriedades e na aba "geral" tem la "Limpeza de disco" agora pergunto sera melhor fazer 1 limpeza de disco do que formatar??? E ja agora qual e a difereença entre "Limpeza de disco" e "Desfragmentar"??

Cumps!