Utilizador:
Senha:
Minutos para permanecer ligado:
Permanecer sempre ligado:

Esqueceu-se da senha?

 
Dec 03, 2023 - 16:45

Autor Tópico: EURONEWS  (Lida 2363 vezes)

Bruno_a_r_d

  • Super-Hero
  • ******
  • Mensagens: 874
  • Viva a Pátria, Viva o Povo Português....
    • Bruno Gourmet
EURONEWS
« em: 28.02.2012, 07:18 »
GOVERNO QUER TERMINAR COM PORTUGUÊS NO CANAL EUROPEU

Citar
O ministro Miguel Relvas sugeriu, no final de Agosto, que a RTP deveria “repensar” o contrato que a estação pública mantém com o Euronews e que custa, segundo Relvas, “cerca de dois milhões de euros”. Mas, se a medida avançar, isso poderá significar o fim do serviço em português do Euronews, assim como o despedimento dos 18 jornalistas portugueses a trabalhar em Lyon, França, sede daquele canal de notícias. As consequências serão ainda extensíveis aos 15 colaboradores do serviço em português. A empresa fez saber, internamente, que “se não houver uma entidade que pague o serviço, este terá de ser encerrado, pois a empresa não poderá arcar com os custos”. É a RTP que detém ainda os direitos de transmissão do Euronews em português. Miguel Relvas não comenta o assunto. O serviço informativo em português nasceu em 1999, seis anos depois do Euronews – do qual a RTP é accionista (cerca de 2%) – ter sido criado.

Citar
Ribeiro e Castro, do CDS, apresentou proposta e está optimista. O financiamento comunitário seria, no entanto, temporário.

A Comissão Europeia (CE) deverá aceitar a proposta apresentada pelo deputado do CDS, Ribeiro e Castro, para financiar o serviço do Euronews em língua portuguesa.

Apesar da resposta oficial do órgão europeu só estar prevista para o final deste mês, o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura admitiu ao Diário Económico que as indicações que recebeu permitem estar "optimista".

"Existe uma disponibilidade da Comissão Europeia para suportar o financiamento do serviço em língua portuguesa, durante um período transitório, que corresponderia a este momento da saúde financeira do Estado português, ou seja, dois ou três anos", revelou Ribeiro e Castro.

O actual contrato para a emissão do serviço português da Euronews está acordado com a televisão pública até Janeiro de 2013. Michael Peters, presidente do conselho de administração da Euronews, anunciou no Parlamento português, no início de Janeiro, que já tinham sido informados pela administração da RTP que não haveria disponibilidade da estação para renovar o contrato além dessa data.

fonte:economico



TVTUGA FORUM

EURONEWS
« em: 28.02.2012, 07:18 »