A TVI 24 assinou um contrato de exclusividade com a ZON Multimédia, que detém a TV Cabo. O novo canal será exibido na posição 7 da grelha da TV Cabo e o contrato vigora por um ano.
Com este acordo, a empresa que lidera em Portugal o mercado de televisão por subscrição – com 1 539 000 subscritores, segundo os últimos dados – garante a exibição em exclusivo do novo canal de notícias da TVI, confirmou o CM junto da ZON, deixando assim de fora outros operadores como a Portugal Telecom (que detém o MEO) ou a Cabovisão.
ESTREIA NO DIA 26
Com arranque marcado para o próximo dia 26, o TVI 24 posiciona-se como um canal de notícias, concorrente directo da SIC Notícias (da SIC) e da RTP N (da estação pública). O novo canal é dirigido por João Maia Abreu, que acumula o cargo com a direcção de Informação da TVI, e apresenta uma forte aposta nas áreas da política, da economia e do noticiário internacional.
Entretanto, a Portugal Telecom já desvalorizou este contrato. Em declarações à Agência Financeira, o administrador Luís Pacheco de Melo referiu que a perda do TVI 24 não era uma "menos-valia". "As vantagens competitivas não se fazem à base de conteúdos exclusivos, mas, por exemplo, de funcionalidades diferentes", disse, referindo-se às vantagens de gravação do serviço IPTV do MEO, que já superou os 300 mil assinantes.
Ainda assim, aquele responsável não rejeitou a possibilidade de negociar com a TVI 24 dentro de um ano, quando terminar a exclusividade com a ZON. "Vamos ver. Nem sabemos se o canal é bom", disse.
Fonte: CM