Futsal: Instituto D. João V encerra actividade
O Instituto D. João V, equipa do concelho de Pombal que milita na primeira divisão nacional de futsal, encerrou a actividade devido a dificuldades financeiras e falta de apoios.
O Instituto D. João V deixou de ter qualquer equipa federada, mesmo na formação. As razões que levaram a esta "difícil" decisão foram a "falta de apoios" e a "conjuntura económica", referiu Ventura Pereira à agência Lusa.
Uma Taça de Portugal, uma Supertaça e duas presenças nas "meias" do campeonato nacional é um palmarés que orgulha a instituição.
O presidente afirmou ter a "noção da grandeza" do clube, mas salientou que é "preferível tomar esta decisão agora, "sem existirem problemas com pagamentos de subsídios, do que assumir um projecto no futuro e depois falhar".
Garantindo que o encerramento da actividade "nada tem a ver com o aspecto desportivo", o dirigente disse ainda que o Instituto D. João V "sai pela porta grande".
A decisão foi tomada na noite de terça-feira e é "irreversível".
"Acaba o futsal de qualidade no Louriçal, tendo em conta os resultados obtidos", adiantou Ventura Pereira, considerando que a modalidade vai ficar "mais pobre".
O presidente desabafou: "É um momento de tristeza para todos nós, mas há momentos na vida em que é necessário tomar decisões difíceis".
Toda a estrutura não era profissional, pelo que "as pessoas não estão dependentes do futsal para seguirem as suas vidas", acrescentou o presidente.
O Grupo GPS, que detém o estabelecimento de ensino Instituto D. João V e outras 24 escolas, tem sido o principal e, praticamente único, patrocinador da equipa de futsal. No entanto, a nova política da organização veio agravar a situação da equipa.
Com o fim do Instituto D. João V, existe a possibilidade de surgir algum clube da região interessado em adquirir os direitos desportivos e participar na próxima época na primeira divisão.
A União de Leiria é um candidato, mas Ventura Pereira garantiu à Agência Lusa que, até ao momento, "ainda não houve contacto de nenhum clube".
É pena começaar a ouvir noticias destas, principalmente de equipas como o Insituto, tambem parece estar na corda bamba o belenenses que está por confirmar a presença.
Lamnto a dobrar é que quando terminam com o escalão sénior no nosso querid Portugal algumas equipas decidam terminar com a formação e isso é um mau sinal para a sociedade, porqeu além de se formar os jogadores existe a função ocuipacional que estas instituições cumprem quando conseguem ter centenas de jovens a pensar nas modalidades que praticam em vez de sabe-se la o que...