ultima hora
Terra tremeu em Arraiolos
Sismo com magnitude 3.3 na escala de Richter não causou danos pessoais ou materiais
Um sismo com magnitude 3.3 na escala de Richter com epicentro a 13 quilómetros a noroeste de Arraiolos, distrito de Évora, foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente às 06h09 desta quinta-feira.
Segundo o comunicado do Instituto Meteorológico, «de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais».
O sismo «foi sentido com intensidade máxima II/III(escala de Mercalli modificada) na região de Mora»
tvi24 (Site)
Escala de Mercalli
Grau Descrição
I. Muito fraco » Nenhum movimento é percebido.
II. Fraco » Algumas pessoas podem sentir o movimento se estiverem em repouso e/ou em andares elevados de edifícios.
III. Leve » Diversas pessoas sentem um movimento leve no interior de prédios. Os objectos suspensos mexem-se. No exterior, no entanto, nada se sente.
IV. Moderado » No interior de prédios, a maior parte das pessoas sentem o movimento. Os objectos suspensos mexem-se, e também as janelas, pratos, armação de portas.
V. Bastante moderado » A maior parte das pessoas sente o movimento. As pessoas adormecidas acordam. As portas fazem barulho, os pratos partem-se, os quadros mexem-se, os objectos pequenos deslocam-se, as árvores oscilam, os líquidos podem transbordar de recipientes abertos.
VI. Forte » O terremoto é sentido por todas as pessoas. As pessoas caminham com dificuldade, os objectos e quadros caem, o revestimento dos muros pode rachar, as árvores e os arbustos são sacudidos. Danos leves podem acontecer em imóveis mal construídos, mas nenhum dano estrutural.
VII. Muito forte » As pessoas têm dificuldade de se manter em pé, os condutores sentem os seus carros sacudirem, alguns prédios podem desmoronar. Tijolos podem desprender-se dos imóveis. Os danos são moderados em prédios bem construídos, mas podem ser importantes no resto.
VIII. Destrutivo » Os condutores têm dificuldade em conduzir, casas com fundações fracas tremem, grandes estruturas como chaminés e prédios podem torcer e quebrar. Prédios bem construídos sofrem danos leves, contrariamente aos outros, que sofrem danos severos. Os ramos das árvores partem-se, as colinas podem abrir fendas se a terra estiver úmida e o nível de água nos poços artesianos pode modificar-se.
IX. Ruinoso » Todos os edifícios sofrem grandes danos. As casas sem alicerces deslocam-se. Algumas canalizações subterrâneas quebram-se, a terra abre fendas.
X. Desastroso » A maior parte dos prédios e suas fundações são destruídos, assim como algumas pontes. As barragens são significativamente danificadas. A água é desviada de seu leito, largas fendas aparecem no solo, as linhas de comboio entortam.
XI. Muito desastroso » Grande parte das construções desabam, as pontes e as canalizações subterrâneas são destruídas.
XII. Catastrófico » Quase tudo é destruído. O solo ondula. Rochas podem deslocar-se.