O problema é que realmente há cursos que em Portugal nao têm saida nenhuma, mas as pessoas pretendem na mesma tirar esses cursos. Eu até os compreendo, porque andar a estudar na faculdade para algo que nao se gosta, é extremamente complicado, ninguem quer fazer algo que nao gosta, mt menos ter que estudar durante anos pra passar o resto da vida a fazer algo pelo qual nao tem interesse. Todos nos tentamos procurar algo que nos faça levantar da cama de manha com vontade.
Acho que esta manifestaçao foi mt bem pensada, so é pena que nao tenha influencia nenhuma, ninguem vai fazer nada, as coisas continuam como estao.
Além dos cursos sem empregabilidade, há ainda mts outros que têm empregabilidade mas as condiçoes sao pessimas. Eu tou a terminar a minha licenciatura em Eng informática, tou a fazer estágio curricular este semestre e consegui um estágio em que ainda me pagam subsidios, o que já nao é mau, tendo em conta que é um estágio curricular, contudo, havia mts outros estágios que nao ofereciam nada. Alem disso, no momento, as empresas preferem estagiarios apenas porque nao têm que lhes pagar mt. Isto significa que eu agora faço este estágio, posso fazer um excelente trabalho para a empresa, contudo, eles mandam-me embora e em agosto, arranjam mais estagiarios que estao a terminar o curso, e por ai adiante. Sem falar dos licenciados e nao só, que trabalham apenas a recibos verdes a tempo indefinido, ou seja, nao têm perspectiva de futuro.
Eu falei sobre os licenciados porque é o meu caso, andamos anos a estudar para depois andar a fazer a estagiar, fazer os projectos das empresas e nao receber o devido reconhecimento.
Solução é deixar o país, muito provavel para mim e para muitos outros formados.
Isto é so uma parte, a geração mais jovem... mas como viram, ontem nao foram so jovens, foi uma manifestaçao geral.