mas de acordo com o mapa postado em cima verificas que existe mais falta de serviços ferroviários no sul da Península Ibérica, não?
devido á ligação Porto-Vigo já existir, na minha opinião acho muito mais util servir o sul da Peninsula Ibérica do que o Norte pois há mais falta de ligações ferroviárias a Sul.
Mas...
Não nos esqueçamos do Mundial 2018.
Eu não concordo em que se crie mais um buraco em Portugal mas como não sou eu que mando vejamos os estádios que actualmente podem acolher o Mundial e então vamos pensar no melhor TGV possivel.
(nota: Somente Estádios maiores que 44mil espectadores, acho eu)
Portugal:Lisboa com 2 estádios (50mil e 65mil)
Porto com 1 estádio (50mil)
Espanha:Sevilla (Sul) » 3 estádios » (1 com 72mil, 2 com 55mil)
Valencia (Centro) » 1 estádio » 53mil
Madrid (Centro) » 2 estádios » (1 com 57mil, 1 com 80mil)
Barcelona (Norte) » 3 estádios » (1 com 40mil, 1 com 56mil, 1 com 98mil)

acreditando que a composição do mundial não fugirá muito deste esquema
aí fico da opinião do Mteiro em fazer a 2a ligação de TGV a norte, ou seja, Porto-Salamanca-Madrid